A invenção da escola, como conhecemos hoje, não pode ser atribuída a uma única pessoa, mas sim a um processo evolutivo que começou na Antiguidade. As primeiras instituições educacionais surgiram na Mesopotâmia, por volta de 3.500 a.C., onde os sumérios criaram escolas chamadas edubbas para ensinar escrita e matemática.
No entanto, foi na Grécia antiga que o conceito de escola ganhou forma mais estruturada. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles influenciaram a educação, promovendo o ensino de filosofia, ciências e artes. Platão fundou a Academia em Atenas, considerada uma das primeiras instituições de ensino superior.
Com o passar dos séculos, a educação continuou a se desenvolver, passando por diversas transformações na Idade Média e na Renascença, até chegar ao modelo moderno de escola que conhecemos hoje. Portanto, a invenção da escola é um legado coletivo que reflete a evolução do pensamento humano sobre a educação ao longo da história.
A invenção da escola remonta à Grécia Antiga, com filósofos como Platão e Aristóteles, que estabeleceram as bases da educação formal. No entanto, a ideia de instituições de ensino evoluiu ao longo dos séculos, incorporando diferentes culturas e metodologias. Hoje, a escola é um pilar fundamental na formação do conhecimento e na socialização, refletindo a importância da educação na sociedade moderna. Compreender sua origem nos ajuda a valorizar o papel da educação na construção de um futuro melhor.