O conceito de live NPC (personagens não jogáveis ao vivo) ganhou destaque com a ascensão dos jogos de realidade aumentada e experiências interativas. Embora não haja um único inventor, a ideia foi popularizada por desenvolvedores de jogos que buscavam criar experiências mais imersivas e dinâmicas. Empresas como a Niantic, responsável por Pokémon GO, e outras que trabalham com realidade aumentada e jogos de mundo aberto, têm explorado essa inovação ao integrar personagens que interagem em tempo real com os jogadores. Essa abordagem transforma a forma como os jogadores se envolvem com o ambiente do jogo, tornando a experiência mais rica e envolvente. A evolução dos live NPCs continua a moldar o futuro dos jogos, trazendo novas possibilidades de interação e narrativa.
A invenção do conceito de live NPC é atribuída a desenvolvedores de jogos e criadores de conteúdo que buscam interatividade em tempo real, especialmente em plataformas de streaming. Essa inovação permite que personagens não jogáveis (NPCs) interajam com os jogadores de maneira dinâmica, enriquecendo a experiência de jogos e transmissões ao vivo. Essa abordagem tem se tornado cada vez mais popular, refletindo a evolução da tecnologia e a demanda por experiências mais imersivas e personalizadas.