Posso ser demitida durante o período de experiência?

Ser demitido durante o período de experiência é uma preocupação comum entre muitos trabalhadores. No Brasil, a contratação em experiência pode durar até 90 dias e, durante esse tempo, tanto o empregador quanto o empregado podem rescindir o contrato sem a necessidade de justificativa. Isso significa que, sim, você pode ser demitida durante esse período.

É importante lembrar que, apesar da facilidade de rescisão, o empregador deve seguir as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e garantir que todos os direitos trabalhistas sejam respeitados. Caso a demissão ocorra, a funcionária tem direito ao pagamento proporcional aos dias trabalhados, férias proporcionais e, se aplicável, ao 13º salário proporcional.

Para minimizar o risco de demissão, é fundamental demonstrar comprometimento, proatividade e boa adaptação ao ambiente de trabalho. Manter uma comunicação aberta com a liderança e buscar feedbacks também pode ajudar a garantir uma experiência positiva e, quem sabe, a efetivação na empresa.

Posso ser demitida durante o período de experiência?

Ser demitido durante o período de experiência é uma possibilidade real e comum no mercado de trabalho. Esse tempo é uma fase de avaliação tanto para o empregador quanto para o empregado, permitindo que ambas as partes decidam se a relação de trabalho é benéfica. Para minimizar o risco de demissão, é fundamental demonstrar comprometimento, adaptabilidade e boa comunicação. Lembre-se de que a experiência é uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional, independentemente do resultado final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *