CG, ou Computação Gráfica, é um campo da ciência da computação que se dedica à criação e manipulação de imagens e animações por meio de computadores. Essa tecnologia é amplamente utilizada em diversas áreas, como cinema, jogos eletrônicos, design gráfico, simulações e realidade virtual.
A computação gráfica pode ser dividida em duas categorias principais: 2D e 3D. A CG 2D refere-se à criação de imagens bidimensionais, como ilustrações e animações, enquanto a CG 3D envolve a modelagem de objetos tridimensionais, permitindo uma representação mais realista e interativa.
Além de sua aplicação em entretenimento, a computação gráfica também desempenha um papel crucial em setores como medicina, engenharia e arquitetura, onde simulações visuais ajudam na visualização de projetos e na análise de dados complexos. Com o avanço da tecnologia, a CG continua a evoluir, oferecendo novas possibilidades criativas e técnicas inovadoras.
A sigla CG pode se referir a diferentes conceitos, dependendo do contexto. No âmbito da tecnologia, CG é frequentemente associada a Computer Graphics, que se refere à criação de imagens e animações por meio de computadores. Essa área é fundamental para o desenvolvimento de jogos, filmes e design visual. Em outras áreas, como a educação, CG pode significar Centro de Gravidade, um conceito importante em física. Compreender o significado de CG no contexto apropriado é essencial para aproveitar ao máximo suas aplicações.