A contação de histórias na educação infantil, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. O objetivo específico dessa prática é estimular a imaginação, a criatividade e a linguagem dos pequenos, promovendo um ambiente de aprendizagem lúdico e interativo.
Ao incorporar a contação de histórias no cotidiano escolar, os educadores podem trabalhar diversas habilidades, como a escuta atenta, a interpretação e a expressão verbal. Além disso, essa atividade contribui para a formação da identidade cultural, uma vez que as histórias podem refletir diferentes contextos e tradições.
A BNCC enfatiza a importância de práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e a inclusão, e a contação de histórias é uma ferramenta poderosa para abordar temas sociais e emocionais, desenvolvendo a empatia e o respeito entre as crianças. Ao explorar narrativas, os educadores também podem incentivar o pensamento crítico, ajudando os pequenos a relacionar as histórias com suas próprias experiências de vida.
Portanto, a contação de histórias não é apenas uma atividade recreativa, mas uma estratégia essencial para a formação integral da criança na educação infantil, alinhada aos princípios da BNCC.
A contação de histórias na educação infantil, conforme a BNCC, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Além de estimular a imaginação e a criatividade, essa prática promove habilidades linguísticas, sociais e emocionais. Ao integrar narrativas no processo educativo, os educadores conseguem criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e prazeroso, contribuindo para a formação de leitores críticos e reflexivos desde os primeiros anos de vida. Assim, a contação de histórias se revela uma ferramenta essencial para a construção de saberes e a formação de cidadãos mais conscientes.