A invenção da escola, como a conhecemos hoje, é resultado de um longo processo histórico que se desenvolveu ao longo dos séculos. Embora não haja um único inventor da escola, as primeiras instituições de ensino surgiram na Mesopotâmia, por volta de 3.500 a.C., onde os sumérios criaram escolas para ensinar escrita e matemática.
Na Grécia Antiga, filósofos como Platão e Aristóteles contribuíram para a formalização da educação, com a criação de academias e liceus. No entanto, a ideia de uma escola pública e acessível começou a se consolidar na Idade Média, especialmente com a fundação das universidades na Europa.
O modelo escolar moderno, que inclui a divisão por séries e disciplinas, foi amplamente desenvolvido no século XIX, influenciado por pensadores como Johann Heinrich Pestalozzi e Horace Mann. Hoje, a escola é vista como um espaço fundamental para o aprendizado e a formação de cidadãos. A evolução da educação continua, adaptando-se às necessidades da sociedade contemporânea.
A invenção da escola não pode ser atribuída a uma única pessoa, mas sim a um processo histórico que se desenvolveu ao longo dos séculos. Desde as antigas civilizações, como a Mesopotâmia e o Egito, até as instituições de ensino da Grécia e Roma, a educação formal foi se moldando. No entanto, foi na Idade Média que surgiram as primeiras universidades, que estabeleceram as bases do sistema educacional moderno. Entender a evolução da escola nos ajuda a valorizar a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento humano e social.