A invenção da escola, como a conhecemos hoje, não pode ser atribuída a uma única pessoa, mas sim a um processo histórico que se desenvolveu ao longo dos séculos. As primeiras instituições de ensino surgiram na antiga Mesopotâmia, por volta de 3.500 a.C., onde os sumérios estabeleciam escolas chamadas edubba para ensinar a escrita cuneiforme.
Na Grécia antiga, filósofos como Platão e Aristóteles contribuíram significativamente para a educação. Platão fundou a Academia de Atenas, considerada uma das primeiras escolas formais de filosofia e ciências. Aristóteles, por sua vez, estabeleceu o Liceu, onde abordava uma gama ampla de disciplinas.
Na Idade Média, as universidades começaram a surgir na Europa, com a Universidade de Bolonha, fundada em 1088, sendo uma das mais antigas. Essas instituições foram fundamentais para o desenvolvimento do ensino superior.
Assim, a escola evoluiu através das contribuições de diversas culturas e pensadores ao longo da história, refletindo as necessidades educacionais de cada época. Hoje, o conceito de escola abrange uma variedade de instituições e métodos de ensino, adaptando-se às demandas da sociedade contemporânea.
A invenção da escola é atribuída a diversas civilizações antigas, com destaque para os sumérios, que estabeleceram as primeiras instituições de ensino formal por volta de 3000 a.C. na Mesopotâmia. Contudo, o conceito de escola evoluiu ao longo dos séculos, sendo influenciado por culturas como a grega e a romana, que moldaram o sistema educacional que conhecemos hoje. Assim, a história da escola é um reflexo do desenvolvimento humano e da busca pelo conhecimento, mostrando que a educação sempre foi fundamental para o progresso da sociedade.